Animais

Alimentos da festa junina que seu cachorro não pode comer

Separamos uma lista com as comidas de festa junina que não são recomendadas para o seu pet.
Ronaldo Gomes

Ronaldo Gomes -

Os cães adoram estar junto com a família nos mais diversos momentos, e nas festas juninas não é diferente. Mas durante a festa junina pode surgir aquela dúvida de qual alimento pode ser um risco a saúde do seu pet.  Separamos uma lista com alguns alimentos de festa junina que não são recomendadas para o seu cachorro.

1- Faz mal dar pipoca para cachorro?

Certos alimentos não chegam a fazer mal — ao menos, não quando seu consumo é baixo e esporádico — mas também não fazem exatamente bem, devendo ser evitados sempre que possível. É a esse grupo que, em tese, a pipoca pertence.

Cachorro pode comer pipoca?

Foto reprodução – Internet

Derivada do milho, a pipoca é um alimento rico em energia, que, de quebra, ainda possui uma boa dose de fibras. O problema é que, na maior parte das vezes, em seu preparo, são utilizados ingredientes gordurosos, como óleo e manteiga, além de excesso de temperos, como o sal. Nesse caso, sim, pipoca faz mal para cachorro.

2- Cachorro pode comer canjica?

A canjica recebe uma série de ingredientes, especialmente leite, milho, sal e açúcar. Embora o milho seja considerado seguro para os cães, a maioria deles é intolerante ao leite, ou melhor, à lactose que está no leite. Além desses ingredientes, a canjica também pode conter canela, que é um ingrediente  perigoso para cães. A canela pode causar irritações na boca e no sistema digestivo do seu cachorro.

3- Quentão

Não se trata apenas de oferecer o alimento, nesse caso estamos considerando esquecer o quentão em um local de fácil acesso para o animal. O quentão normalmente é preparado com álcool e cães não podem consumir álcool. Essa substância não é processada pelo fígado dos cães e pode causar uma intoxicação grave, que pode inclusive resultar na morte do seu cachorro.

[+] Leia também: Ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

4- Cachorro pode comer amendoim?

O amendoim natural é um alimento seguro e até bastante nutritivo para os cães. Porém, o amendoim que recebe sal, açúcar ou outros condimentos não é recomendado. Você pode oferecer o amendoim torrado ao seu cão, desde que ele não receba esses ingredientes.

5- Quebra-queixo, pé-de-moleque, maria mole e outros doces

Os doces geralmente não são recomendados para os cachorros, já que contêm muito açúcar. O açúcar, mesmo sendo fonte de energia, aumenta o risco do seu cão desenvolver obesidade e doenças como diabetes.

Comidas da festa junina que cachorro não pode comer

Foto reprodução – Internet

No entanto, oferecer um pedacinho de doce de vez em quando não vai fazer mal e o seu cachorro muito provavelmente vai adorar. Alguns doces são mais seguros que outros, se for oferecer, procure optar sempre os doces caseiros, pois os industrializados costumam conter muitos ingredientes artificiais e não são legais para os pets.

Mas afinal, qual alimento posso dar ao meu cachorro na festa junina?

Muitos alimentos das festas juninas podem ser servidos aos cães, desde que sejam preparados de um jeito diferente. O pinhão, o milho e o amendoim são seguros e até saudáveis para os cachorros, desde que não recebam sal, açúcar e outros temperos.

A principal dica nesse caso é fugir dos alimentos industrializados e preferir os naturais e caseiros.

Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo! 😊